IN MEMORIAM No passado dia 1 de Fevereiro faleceu em Roma o
Professor Giovanni Carbonara (1942-2023), referência incontornável para a teoria, a prática e o ensino das metodologias de Conservação do Património Arquitetónico.
Aquilo a que hoje se chama conservação histórico-crítica constitui uma abordagem seguida por muitos profissionais por todo o mundo na sua prática projetual e executiva. Desde 1980, Giovanni Carbonara era catedrático de Restauro de Monumentos na Universidade La Sapienza de Roma e foi também durante anos diretor da “Scuola di specializzazione in beni architettonici e del paesaggio” da mesma universidade no campus de Valle Giulia. Esta escola acolheu ao longo do tempo como alunos de pós graduação e especialização, vários arquitetos e engenheiros portugueses. As publicações do Professor Giovanni Carbonara, entre as quais “La reintegrazione dell'immagine”(Bulzoni,1976) ainda no seguimento da teoria de Cesare Brandi; o monumental “Trattato di restauro architettonico” em 12 volumes publicado pela Hoepli entre 1996 e 2011 ou ainda “Avvicinamento al restauro. Teoria, storia, monumenti” (Liguori, 1997) constituem referências incontornáveis para a formação de arquitetos e de outros profissionais que se dedicam à conservação do património construído.
Recentemente, e no seguimento de um encontro científico realizado em Roma que reuniu várias dezenas de académicos, profissionais e antigos alunos de Giovanni Carbonara espalhados pelo mundo, foi publicado o livro “Realtà dell'architettura fra materia e imagine. Per Giovanni Carbonara: studi e ricerche” (2 volumes) organizado por Daniela Esposito e Valeria Montanari como separatas da revista Quaderni dell'Istituto di Storia dell'Architettura, 73-74, 2021, pela editora L’ERMA di Bretschneider.
João Mascarenhas Mateus
Bibliografia em português Apresentação. In: BRANDI, Cesare. Teoria da Restauração. Cotia, Ateliê, 2004, pp. 9-13.
Entrevista "Giovanni Carbonara: a reabilitação urbana, o percurso italiano e perspectivas futuras", LXF - Lisboa Futura. Revista da Associação para o desenvolvimento de Lisboa, 2004, nº3, pp.64-65.
Carbonara, G. “Brandi e a restauração arquitetônica hoje”, Desígnio, 2006, n.6, pp. 35-47
Prefácio. In: KÜHL, Beatriz Mugayar. Preservação do Patrimônio Arquitetônico da Industrialização. Problemas teóricos de restauro. Cotia: Ateliê / FAPESP, 2009, pp. 9-14.
Prefácio. In: João Mascarenhas-Mateus & Carlos Vargas (eds.). São Carlos um teatro de ópera para Lisboa. Património e arquitetura do teatro Nacional de São Carlos. Lisboa: INCM, 2013, pp. 9-15.
Prefácio. In: VIEIRA-De-ARAÚJO, Natália. Materialidade e imaterialidade no patrimônio construído. Recife: Editora UFPE, 2022, pp. 45-63.