Os alunos de Design de Interação, Inês Lopes, Karolina Skierska, Manuel Masseno e Cláudia Araújo, obtiveram respetivamente o 1, 2º, 3º Lugar e uma Menção honrosa no Evento ErgoUX
Nos dias 20, 21 e 22 de Março o ergoUX Event 2023, teve lugar na Universidade da Beira Interior na Covilhã.
Este ano a temática decorreu sobre o título “Shaping experiences in UX Design”, e foi patrocinado pela WD Retail, Inklusion e Tangível.
Organizaram a FAUL, a UBI e o IPCB, bem como o CIAUD, o Interactive Technologies Institute LARSyS e a Associação para o Desenvolvimento da Usabilidade e UX (ADUUX).
O evento incluiu uma maratona UX Jam de 48 horas. Destaque para os alunos do Mestrado em Design de Interação, Inês Lopes, Karolina Skierska, Manuel Masseno e Cláudia Araújo, participantes das equipas que obtiveram respetivamente o 1, 2º, 3º Lugar e uma Menção honrosa. Os prémios foram entregues pela Margarida Cordeiro, ex aluna do mesmo mestrado, vencedora da última edição do ergoUX Event e UX Designer na Tangível, que patrocinou os prémios.
O ergoUX Event, privilegia o diálogo entre o mundo empresarial e a academia, no dia 20 a conferência foi realizada com comunicações de diversas empresas e universidades onde se pôde assistir ao estado da arte na área do UX Design: Farley Milano da Adidas, mostrou-nos como o UXDesign contribui para gerir a experiência do cliente em negócios de serviços globais; O Investigador da BRAINANSWER e Professor João Valente, do Instituto Politécnico Castelo Branco, demonstrou novas técnicas com utilização de biosensores que permitem melhorar a avaliação da UX; A comunicação da Tangível, do UX Strategist, Rui Pedro, ilustrou os princípios essenciais de estratégia de UX; A WD Retail, através do seu co-fundador e Diretor de Vendas e Marketing, Hugo Nobre, mostrou a tecnologia interativa que estão a usar para aproximar as marcas dos clientes em espaços comerciais de retalho; Da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, o Professor Francisco Rebelo, fez uma antevisão do que será a Usabilidade e UX no futuro, baseando-se num percurso de mais de 30 anos em que ergoUX Lab, foi ator principal em Portugal; O Investigador Vitor da Costa, mostrou o projeto europeu VISION, liderado pela UBI, um caso concreto de aplicação da tecnologia de Realidade Virtual para aprendizagem de profissões técnicas para o contexto prisional; A Inklusion, através do seu co-fundador e Diretor de Tecnologia, André Barbosa, mostrou um futuro de possibilidades da utilização da Realidade Virtual e os desafios da sua implementação em termos de usabilidade e UX.