Ciclo de homenagem a Paulo Varela Gomes

Ciclo de homenagem a Paulo Varela Gomes (1952-2016)

Pensar História da Arte em Portugal

A Associação Portuguesa de Historiadores da Arte (APHA) homenageia um nome maior da História da Arte em Portugal, Paulo Varela Gomes, com um ciclo de conferências dedicadas ao seu legado académico, crítico, historiográfico e literário. Paulo Varela Gomes nasceu em Lisboa, a 28 de Outubro de 1952, e faleceu em Podentes, concelho de Penela, a 30 de Abril de 2016, depois de uma prestigiada carreira como professor universitário, historiador de arte e de arquitectura, crítico e escritor. Colaborou regularmente com jornais e revistas, da especialidade e generalistas, tendo-se tornado conhecido do grande público também pela apresentação do documentário televisivo O Mundo de Cá, de que foi co-autor, sobre a presença portuguesa no Oriente.O ciclo de homenagem centra-se na abordagem do perfil intelectual que Paulo Varela Gomes apresentou ao longo do seu percurso profissional, consistindo em quatro sessões públicas sobre alguns temas essenciais do trabalho do homenageado: a História da Arquitectura, o Oriente, a Pintura e a Literatura.Cada sessão contará com um moderador e um painel, composto por figuras do meio universitário, museológico, literário e editorial, que irão testemunhar e salientar os principais contributos trazidos por Paulo Varela Gomes para as várias áreas disciplinares.

31 maio 2018

Fora da FA