Matrículas/inscrições para os alunos colocados pelo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior – 2022/23

Parabéns!

Estás colocado(a) na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA.ULisboa).

Para garantires a tua vaga no curso em que foste colocado(a) na FA.ULisboa, deves realizar a tua matrícula/inscrição entre as 13h30 do dia 12 (segunda feira) e as 12h30 do dia 16 de setembro (sexta feira).

O processo de matrícula/inscrição decorrerá exclusivamente on-line através do portal do aluno Fenix. Por isso, não te dirijas à FA.ULisboa para fazeres a matrícula presencialmente pois isso não será possível.

Se ficaste colocado em Regime Especial vê no final da noticia como garantir a tua vaga.

Explicamos-te tudo de seguida para que todo o processo decorra normalmente e te possas juntar à comunidade académica da FA.ULisboa.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

Serão necessários os seguintes documentos para a matrícula:

• Documento de identificação e NIF (digitalização em formato PDF, JPG ou PNG);
  • Boletim de vacinas atualizado com a vacina do tétano (digitalização em formato PDF, JPG ou PNG);
  • Fotografia (em formato JPG ou PNG);
  • Declaração de compromisso de honra (que deverás descarregar do Fenix, preencher e submeter em formato PDF, JPG ou PNG);
  • Declaração RGPD (que deverás descarregar do Fenix, preencher e submeter em formato PDF, JPG ou PNG).

INFORMAÇÕES E MANUAL DE APOIO:

Irás receber um SMS no dia 12 de manhã, enviado pela Reitoria da Universidade de Lisboa, com as credenciais provisórias de acesso ao Fenix.

A Secretaria de Graduação, que será o teu apoio em todas as questões administrativas relacionadas com o teu percurso na FA.ULisboa, dará todo o apoio ao longo do processo caso não o consigas fazer sozinho(a) com a ajuda do manual de apoio ao processo de inscrição no Fenix ou com o apoio da Comissão de Praxe. - Manual de Apoio.

PROCESSO DE INSCRIÇÃO E ATRIBUIÇÃO DE TURMA:

O processo de inscrição é bastante simples: basta seguires todos os passos do manual e escolheres a ordem de preferência de turma que pretendes frequentar, tendo em conta os horários publicados pelo Conselho Pedagógico.

A colocação em turma será feita aleatoriamente através de algoritmo e terá em conta as preferências indicadas pelos estudantes no processo de inscrição, independentemente se a inscrição é realizado no 1º ou no último dia. O algoritmo que faz a atribuição de turma, tem como objetivo atribuir a primeira opção escolhida pelos alunos, contudo, nem sempre é possível atribuir a primeira opção a todos devido à capacidade limitada das salas de aula. Se não ficares na primeira opção, não desanimes, temos a certeza que independentemente da turma em que ficares, vais ter um excelente 1º ano.

COMISSÃO DE PRAXE:

A Comissão de Praxe vai estar disponível para te ajudar à distância no processo de inscrição. Basta acederes a http://crina.fa.ulisboa.pt/ e utilizares o chat ou fazeres uma videochamada para poderes ter o apoio de estudantes da FA.ULisboa, tirar as tuas dúvidas sobre o processo de inscrição, obteres referências e te começares já a integrar na comunidade académica da FA.ULisboa.

PROBLEMAS COM ACESSO AO FENIX OU NA MATRÍCULA/INSCRIÇÃO:

Se a Comissão de Praxe não te conseguiu ajudar a ultrapassar o problema, deves entrar em contacto com a Secretaria de Graduação através deste LINK (ticket). Apesar de preferirmos o uso de ticket, temos também uma linha de apoio telefónico ao processo de matrícula/inscrição, através do 213615009 (das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30) que te pedimos que utilizes apenas como último recurso.

Todos estes contactos deverão ser utilizados apenas para apoio ao processo de matrícula. Após o período de matrícula serão divulgadas as plataformas de contacto que os alunos deverão utilizar no futuro.

Caso pretendas saber informações sobre pedido de bolsa de estudo e alojamento dos Serviços de Ação Social da Universidade de Lisboa (SAS.ULisboa), clica AQUI.

Caso não tenhas Chave Móvel Digital, clica AQUI.

COMPROVATIVO DE INSCRIÇÃO, DECLARAÇÃO PARA O PASSE E KIT DE BOAS VINDAS:

Todos os estudantes serão contactados para se dirigirem à Secretaria de Graduação para receberem o kit de boas vindas e o comprovativo de inscrição.

Caso pretendas também uma declaração para solicitar a emissão do Passe Sub23, deves solicitar a mesma através do Fenix: menu “Pessoal” > “Serviços” > “Requerimentos” > “Criar” > “Passe sub23” > Selecionar o Curso > clicar em “Criar”.

Deves aguardar o nosso contacto para te dirigires à Secretaria, de modo a evitares filas desnecessárias ou tempos de espera elevados.

[NOVO] MATRÍCULA DE COLOCADOS ATRAVÉS DOS REGIMES ESPECIAIS:

Todos os estudantes colocados através dos Regime Especiais para poderem realizar a sua matrícula on-line, devem dirigir-se previamente à Secretaria de Graduação entre 15 e 23 de setembro, no seguinte período horário: 9h30-12h30 e 13h30-16h30.

Bem-vindo(a)!

09 setembro 2022