XIII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária

Novos ambientes e novas relações com o conhecimento

10 - 12 de julho de 2024 | 9h00 – 18h00  | Várias salas

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Os professores de ensino superior nas várias latitudes – sejam os que se encontram há muito na carreira ou os que nela acabam de ingressar – têm hoje pela frente grandes desafios, que resultam em larga medida: (i) do afluxo em grande número de estudantes à graduação e também à pós-graduação, provenientes de trajetórias escolares muito diversificadas, com expectativas e motivações dissemelhantes, apresentando taxas de sucesso também assaz variáveis; (ii) do trânsito e da própria velocidade com que os saberes científicos se cruzam e se consolidam para lá da taxonomia e das fronteiras disciplinares clássicas; (iii) da mercantilização do conhecimento (iv) da crescente demanda pela integração de novas tecnologias e da circulação dos alunos em vários ambientes de aprendizagem; (v) da alta regulação e controle burocrático da atividade docente (ver mais).

Principais oradores: António Nóvoa (IE/ULisboa), Francisco O. Ramirez (Stanford Graduate School of Education), Idoia Fernández (Universidade do País Basco)

Datas importantes

• submissão de comunicações: até 8 de abril de 2024
  • inscrição: até 30 de maio de 2024 (taxa reduzida)