Concurso de ideias para o vestuário dos colaboradores das áreas de atendimento público do MUDE – Museu do Design - candidaturas até 14 de maio

Pretende-se com este concurso que as ações do Museu reflitam a sua missão logo no primeiro contacto do público com os colaboradores das áreas de atendimento, dando continuidade à reflexão promovida pelo MUDE sobre a moda e o potencial económico dos saberes tradicionais e das indústrias artesanais, valorizando a marca “Desenhado e Produzido em Portugal”.

Procura-se, assim, uma proposta que, para além da originalidade, contemple também processos de fabrico que respeitem os princípios de sustentabilidade ambiental, económica, social e cultural, e privilegie os materiais nacionais e saberes tradicionais conjugados com a inovação permitida pelas novas tecnologias têxteis.

O coordenado, para além de confortável, deverá ter peças e acessórios que permitam a sua utilização ao longo do ano e promovam uma imagem de elegância, amabilidade, confiança, naturalidade e alegria que apoie o colaborador do MUDE a espelhar a missão do Museu.

No final do concurso o MUDE irá organizar a apresentação pública de todas as propostas recebidas de modo a fomentar a continuidade do debate sobre a moda, os formatos de produção mais saudáveis e as estratégias de comunicação que promovam a utilização consciente do vestuário, ajustando-se às necessidades de proteção dos valores ecológicos que permitam a todos respeitar o ambiente e a vida do planeta.

Assim, abriu-se o Concurso com a intenção de alargar o debate ao máximo de pessoas possível que considerem ter a sensibilidade e os conhecimentos artísticos e técnicos para o desenvolvimento da ideia, assim como a designers de moda e/ou criativos com experiência na conceção e confeção de vestuário. Considera-se também candidaturas de outros profissionais cujas competências lhes permitam apresentar todos os elementos obrigatórios da proposta. Pretende-se também a participação de alunos de escolas nacionais e internacionais, com ou sem orientação e acompanhamento de um professor de moda, podendo ainda haver candidaturas que resultem de processos colaborativos interdisciplinares.

As candidaturas decorrem até 14 de maio.

Para mais informações falar com a Professora Teresa Michele Santos ou consultar a página do concurso

11 abril 2024

Notícias, Oportunidades