Conferência: “O Azulejo hispano mourisco. História, Materiais e Técnicas” organização Professora Maria João Delgado

Será já no próximo dia 30 de outubro, pelas 15h no anfiteatro da FA.ULisboa 4.0.20, realiza-se a Conferência intitulada “O Azulejo hispano mourisco. História, Materiais e Técnicas” com organização da Professora Doutora Maria João Delgado.

A conferência conta com a participação de três professores da área, nomeadamente:  Rosário Salema de Carvalho da Rede de Investigação em Azulejo, ARTIS - Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Rafaela Xavier da Rede de Investigação em Azulejo, ARTIS - Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Susana Coentro da VICARTE - Vidro e Cerâmica para as Artes, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Curriculum dos Conferencista:

Rosário Salema de Carvalho - Rede de Investigação em Azulejo, ARTIS - Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Rosário Salema de Carvalho é investigadora do ARTIS – Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa. Coordena o grupo Az – Rede de Investigação em Azulejo e é  responsável pelos projectos relacionados com estudos de azulejaria, inventário e catalogação, entre os quais merece especial referência o projecto âncora do grupo, o Az Infinitum – Sistema de Referência e Indexação de Azulejo.​
É doutorada em História/História da Arte (2012) e mestre em Arte, Património e Restauro (2007), pela mesma universidade, com ambos os trabalhos dedicados à azulejaria do século XVIII. Tem desenvolvido investigação na área do património e, principalmente, na área da azulejaria portuguesa, com vários livros e artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais. Actualmente, os seus interesses de investigação incidem sobre as molduras do período barroco​ e os sistemas decorativos associados, a catalogação de padrões e as ferramentas de inventário e catalogação no âmbito da História da Arte Digital.

Rafaela Xavier - Rede de Investigação em Azulejo, ARTIS - Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, integra actualmente o grupo Az – Rede de Investigação em Azulejo (ARTIS - Instituto de História da Arte, FLUL), no contexto do qual desenvolve a sua dissertação de mestrado, na área da azulejaria hispano-mourisca intitulada Catalogação de azulejos hispano-mouriscos em Portugal: o Palácio Nacional de Sintra, um estudo de caso.
É investigadora dos projectos Az Infinitum - Sistema de Referência e Indexação de Azulejo e Catalogação de padrões da azulejaria portuguesa. É ainda membro do Grupo Informal de Estudos em História da Arte (ARTIS - Instituto de História da Arte, FLUL), desde 2016, e tem como principais áreas de interesse a azulejaria e a teoria da arte.

Susana Coentro - VICARTE - Vidro e Cerâmica para as Artes, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa

Susana Coentro é doutorada em Conservação e Restauro pela Universidade Nova de Lisboa (2017). A sua investigação foca-se no estudo das técnicas de produção de azulejaria e cerâmica portuguesa e internacional através da utilização de métodos instrumentais multi-analíticos e da análise crítica de receituários e tratados históricos. No seu percurso destacam-se os estudos de azulejaria hispano-mourisca de importantes coleções portuguesas e espanholas (Mosteiro de Santa Clara-a-Velha em Coimbra, Palácio Nacional de Sintra, Museo de Cerámica de Valencia, Casa de Pilatos em Sevilha, entre outros), azulejos portugueses do século XVII (em colaboração com o Museu Nacional do Azulejo), os azulejos medievais do Mosteiro de Alcobaça, e azulejos persas em técnica haft rang do Museu Nacional de Arte Antiga. Participa, paralelamente, em estudos arqueométricos de vidro, mosaicos vítreos, e síntese e caracterização de pigmentos. Colaborou extensivamente com diversas Unidades de Investigação, nomeadamente com a VICARTE (“Vidro e Cerâmica para as Artes” – FCT-NOVA), o Centro Tecnológico e Nuclear (IST-UL), o Laboratório Hércules (Évora), o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), o Institut de Recherche sur les Archéomatériaux (Université d'Orléans) e a Universitat Politècnica de Catalunya. É membro convidado do Instituto de Estudos Medievais (IEM) desde 2016.

29 outubro 2019