Duas call abertas no âmbito do EIT-UM - EI Urban Mpobility

A Universidade de Lisboa (ULisboa) faz agora parte do EIT-UM https://www.eiturbanmobility.eu/. A entrada da ULisboa nesta iniciativa vem promover uma série de novas oportunidades nos domínios da investigação e da educação, permitindo o acesso a co-financiamentos destas actividades e expansão das nossas ações através de uma sólida rede de excelência de Empresas, Entidades Publicas, Universidades, Centros de Investigação, Empresas Tecnológicas e praticantes em geral.

A EIT-UM tem um co-financiamento do EIT de 400 M€ para um primeiro periodo de 6 anos (2020-2026). Infomamos ainda que o objetivo principal da EIT-UM  promover o aceleramento de transferênica de inovação relativamente a mobilidade para as cidades, com o intuito de melhorar condições de sustentabilidade e qualidade de vida.

Os programas EIT-UM têm foco nos 8 desafios que se seguem:

1. Challenge 1 (C1) Achieving sustainable urban growth;
  2. Challenge 2 (C2) Decongesting our transport networks;
  3. Challenge 3 (C3) Growing interdisciplinary talent;
  4. Challenge 4 (C4)  Eco-efficient and safe transport for people and goods, including waste;
  5. Challenge 5 (C5)  Data exploitation
  6. Challenge 6 (C6) Boosting the competitiveness of the mobility industry;
  7. Challenge 7 (C7) Shaping the framework for regulatory and behavioural change;
  8. Challenge 8 (C8);  Urban governance.

Para estes Challenges encontram-se já abertas duas Calls para projetos de investigação e inovação:

- A call designada de 2020 (para actividades a serem executadas em 2020) tem como deadline 17 Abril de 2020. Esta chamada tem âmbito temático mais limitado e focaliza-se no "Envolvimento dos Cidadãos e ACtividades RIS a serem executadas em 2020".

- A call designada de 2021 (para actividades a serem executadas em 2021) tem como deadline 30 de Abril de 2020.

Informamos que no próximo dia 6 de Março, pelas 17h, na Reitoria será realizada uma sessão de esclarecimento e apoio à participação dos nossos investigadores nas duas chamadas para projectos de investigação atrás referidos. Caso tenham interesse poderão confirmar o mesmo para a  sessão do dia 6 de Março para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

05 março 2020