O Ciclo 'Políticas Urbanas e Território: Que desafios?' será o 2.º seminário desde ciclo e terá a participação de Luís Lage (FAPF-UEM), Maria do Rosário Oliveira (ICS-UL) , Sérgio Barroso (CEDRU) e Nelson Dias (Oficina) e coordenação da Professora Crsitina Cavaco.
'Escalas e Fronteiras do Planeamento e da Governabilidade - novas atores, novas geografias'
Com: Luís Lage (FAPF-UEM), Maria do Rosário Oliveira (ICS-UL) , Sérgio Barroso (CEDRU) e Nelson Dias (Oficina)
26 de março de 2021, 6.ª feira, 9h00-11:00, videoconferência
"URBinLAB colabora com a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) na organização do Ciclo de Seminários 'Políticas Urbanas e Território: Que Desafios?', no âmbito do Doutoramento em Arquitetura da FAUP, opção de estudos C - Formas e Dinâmicas Urbanas.
Nesta segunda sessão "Escalas e Fronteiras do Planeamento e da Governabilidade - novos atores, novas geografias" pretende discutir-se os desafios associados às recentes tendências de rescalonamento territorial e à emergência de novos actores e espaços de planeamento fora das geografias administrativas e respetivas fronteiras de governação.
Estão em causa temas como a redefinição do papel do Estado e a transferência e descentralização de poderes para outras arenas e esferas governativas, a emergência de processos governança territorial multi-nível e multi-atores, ou o aparecimento de novas formas de planeamento informais, mais flexíveis e expeditas, por contraposição aos processos de planeamento estatutários e vinculativos."
Coordenação: Cristina Cavaco (URBinLAB_FAUL) e Ana Silva Fernandes (FAUP)
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89560695628
ID da reunião: 895 6069 5628
Programa:
9h00 | Boas-vindas + Introdução: Ana Silva Fernandes (FAUP, PT)
9h10 | Mesa redonda, com:
Luís Lage (FAPF-UEM, MO)
Maria do Rosário Oliveira (ICS-UL, PT)
Sérgio Barroso (CEDRU, PT)
Nelson Dias (Oficina, PT)
Moderação: Cristina Cavaco (FAUL, PT)
10h30 | Discussão
11h00 | Encerramento (sessão aberta ao público)