Filipe Temtem, licenciado em Arquitectura em 2008/09 pela Faculdade de Arquitetura da ULisboa, participa na Trienal de Arquitetura de Lisboa 2022 com a proposta "Cidades (Des)Feitas por Infra-estruturas de Transporte Segregadas" (Organização ELEMENTAL Chair, PUC Chile). O antigo aluno foi um dos selecionados para a sexta edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, intitulada "Terra".
De um total de 67 candidaturas em todo o mundo, foram escolhidos 16 projetos independentes, entre os quais a proposta de Filipe Temtem, com a colaboração de Igor Fracalossi e Diego Simeone.
Tendo como base a cidade chilena, marcada por ferrovias e auto-estradas, o projeto propõe uma "infraestrutura retroativa" capaz de converter os efeitos típicos de "barreira" e "fronteira" em oportunidades de crescimento e desenvolvimento urbano. Deste modo, a equipa expõe uma "(re)cidade fundida" assente num novo modelo de design, a partir de uma história curatorial que tem como base a investigação realizada por Filipe Temtem recebeu prémio Prémio Excelência 2021 por sua tese de doutoramento.
A exposição organiza-se a partir de quatro telas expositivas distribuídas em torno de uma maquete do projeto à escala 1:20, protótipo de um viaduto. O protótipo rodoviário serve de mesa expositiva, convidando à discussão e debate “sobre” o projeto, recriando simultaneamente o efeito de barreira e fronteira que este tipo de infraestruturas produz a nível espacial.
O projeto inclui ainda uma conferência a 25 de Novembro.