fbpx

Escolha o seu idioma

Alumni Filipe Temtem participa na Trienal de Arquitetura de Lisboa 2022

Alumni Filipe Temtem participa na Trienal de Arquitetura de Lisboa 2022

Filipe Temtem, licenciado em Arquitectura em 2008/09 pela Faculdade de Arquitetura da ULisboa, participa na Trienal de Arquitetura de Lisboa 2022 com a proposta "Cidades (Des)Feitas por Infra-estruturas de Transporte Segregadas" (Organização ELEMENTAL Chair, PUC Chile). O antigo aluno foi um dos selecionados para a sexta edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa, intitulada "Terra".

De um total de 67 candidaturas em todo o mundo, foram escolhidos 16 projetos independentes, entre os quais a proposta de Filipe Temtem, com a colaboração de Igor Fracalossi e Diego Simeone.

Tendo como base a cidade chilena, marcada por ferrovias e auto-estradas, o projeto propõe uma "infraestrutura retroativa" capaz de converter os efeitos típicos de "barreira" e "fronteira" em oportunidades de crescimento e desenvolvimento urbano. Deste modo, a equipa expõe uma "(re)cidade fundida" assente num novo modelo de design, a partir de uma história curatorial que tem como base a investigação realizada por Filipe Temtem recebeu prémio Prémio Excelência 2021 por sua tese de doutoramento.

A exposição organiza-se a partir de quatro telas expositivas distribuídas em torno de uma maquete do projeto à escala 1:20, protótipo de um viaduto. O protótipo rodoviário serve de mesa expositiva, convidando à discussão e debate “sobre” o projeto, recriando simultaneamente o efeito de barreira e fronteira que este tipo de infraestruturas produz a nível espacial.

O projeto inclui ainda uma conferência a 25 de Novembro.

 

 

Date

08 novembro 2022

Tags

Menções

Search