MASTI – Mobilidade como um Serviço e Desigualdades Sócio-Territoriais é um projeto de investigação multidisciplinar (FA, IST e ISEG da Universidade de Lisboa) financiado pela FCT, com o objetivo de explorar a relação entre a Mobilidade como um serviço (MaaS) e as desigualdades sócio-territoriais (STIs), no sentido de compreender se a MaaS está a reduzir ou aumentar as STIs, e ainda se e como pode contribuir para padrões de mobilidade mais sustentáveis. Com estes objetivos, procura-se reconhecer as diferenças entre territórios distintos e entre grupos sociodemográficos variados, bem como os seus efeitos na repartição modal e nos níveis de bem-estar da população da Área Metropolitana de Lisboa, com especial atenção aos concelhos de Cascais, Lisboa e Vila Franca de Xira.
Neste âmbito, está a ser organizado um Seminário para divulgar os resultados do projeto e debater qual o papel que a MaaS poderá ter para promover um padrão de mobilidade mais sustentável e contribuir para a redução das desigualdades sócio-territoriais.
O Seminário vai realizar-se no próximo dia 7 de fevereiro de 2025, no Caleidoscópio em Lisboa, e contará com 2 keynote speakers: João Bigotte (Univ. Coimbra) e Rafael Pereira (IPEA, Brasil), para além de representantes do IMT, TML, Bird e Lime numa mesa-redonda onde se irá debater qual o futuro da MaaS.
Programa detalhado e inscrições [AQUI] (gratuito)