Está patente na NAVE a exposição intitulada "Pedras Caídas Sobre Prados" realizada no âmbito da UC Projecto do 1.º ano do MI arquitetura, da FA.ULisboa.
A exposição poderá ser visitada por todos os interessados. A exposição adopta como tema inspirador o texto de Ettore Sottsass “Le pietre caduti sui prati”, publicado em 1960, e propõe a celebração da conclusão do "E02 - morfema", o segundo exercício do 1.° semestre do 1.° ano do mestrado integrado em Arquitectura na FA.ULisboa.
O Morfema arquitetónico explora o tema da forma e do espaço e aborda a composição como meio para a identificação de elementos, de uma estrutura formal e de operações elementares, que incluem a repetição e a exceção.
O Morfema é entendido como uma composição volumétrica tridimensional que se obtém através da repetição rítmica de elementos base. A organização do conjunto tem um nexo e um valor estético. O exercício centra-se no espaço como conceito e como ideia de projeto e recorre à temática da subtração de matéria para explorar a relação entre construção e escavação, entre cheio e vazio, positivo e negativo, luz e sombra. O Morfema é concebido em maqueta e aprofundado em desenho.
O objeto produzido, abstrato de valor estético passível de ser imaginariamente habitado, será representado com recurso ao desenho e através da introdução da figura humana, que lhe conferirá a escala. Desenvolve-se através da realização de maquetas experimentais e da elaboração de desenhos técnicos e outros registos gráficos mais livres e exploratórios.
coordenação: Sérgio Padrão Fernandes e co-coordenação: Ljiljana Čavić
Equipa docente: Ana Vasconcelos, Francisco Agostinho, Joana Malheiro, João Figueira, Ljiljana Čavić, Maria Rita Pais, Pedro Cabrito, Sérgio Padrão Fernandes, Sofia Morgado, Stefanos Antoniadis, José Duarte, Maria Luís Resende.