fbpx

Escolha o seu idioma

Exposição “UM MAR DE MAQUETES. INTERVENÇÃO NO TERRENO MARIA DROSTE, CARNIDE, LISBOA”

Exposição “UM MAR DE MAQUETES. INTERVENÇÃO NO TERRENO MARIA DROSTE, CARNIDE, LISBOA”

DEZ. 2025 a JAN. 2026

Átrio do Edifício 4 FA.ULisboa

 

Urbanismo & Ordenamento do Território 

um mar de Maquetes. Intervenção no terreno Maria Droste, Carnide, Lisboa

3º ano I MIARQ.FAULisboa I 1º semestre 25-26

(coord) Cristina Cavaco | Ana Bonifácio | António Amado | António Pedro Figueiredo I João Rafael Santos | Maria do Rosário Jacinto | Miguel Amado | Paulo Pardelha | Rita Ochoa

A exposição “UM MAR DE MAQUETES. INTERVENÇÃO NO TERRENO MARIA DROSTE, CARNIDE, LISBOA” resulta do desenvolvimento de um exercício em contexto académico, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Urbanismo & Ordenamento do Território, do 3.º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura (MIARQ).

O processo de trabalho decorreu ao longo de três meses. Com o objetivo ensaiar e promover o trabalho em equipa no ensino da arquitetura, as dez turmas do terceiro ano foram organizadas em grupos de três a cinco estudantes, que desenvolveram as suas propostas com base na componente teórica da UC e numa análise crítica das problemáticas do programa e das especificidades do lugar.

A área de intervenção, conhecida como Terreno Maria Droste, possui cerca de 6 hectares e localiza-se entre as freguesias de Carnide e do Lumiar, no município de Lisboa. Trata-se de um terreno de propriedade pública, inicialmente gerido pela ESTAMO - Participações Imobiliárias, S.A., e cuja gestão foi mais recentemente atribuída ao IHRU - Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, com vista ao desenvolvimento de habitação a custos acessíveis.

Após uma análise aprofundada do local e da sua envolvente, o exercício centrou-se na elaboração de uma proposta urbana estruturada em três componentes principais: (i) definição estratégica, identificando problemas, oportunidades e objetivos da intervenção; (ii) projeto urbano, desenvolvendo o modelo urbano, o sistema viário, o parcelamento, os espaços públicos e os usos edificados; e (iii) desenho de espaço público, aprofundando um espaço representativo da proposta. No seu conjunto, as propostas procuram promover a requalificação urbana, a diversidade funcional, a mobilidade sustentável e a valorização ambiental, contribuindo para uma cidade mais integrada e saudável.

À semelhança de experiências realizadas em anos anteriores, considerou-se pertinente trabalhar um caso de estudo com potencial para constituir um contributo académico para futuras soluções arquitetónicas e urbanas, reforçando a convergência entre a cidade e a academia.

Date

22 dezembro 2025

Tags

Exposições

Search