Ciclo de Conversas - sessão 01 Margens Urbanas, dia 21 de fevereiro às 14h30, na sala 5.0.9, na FA.ULisboa

O processo de produção de cidades orientado para e pelo mercado imobiliário resulta numa urbanização que agudiza as desigualdades socioespacias nos grandes centros urbanos. A degradação da qualidade de vida nas margens urbanas e o espraiamento de periferias resultam de um modelo de urbanização que acentua assimetrias territoriais e injustiças espaciais. É urgente o refinamento de um olhar sobre as margens, que enfrente a sua precarização e “espoliação” espacial, mas também que reconheça a sua potência social, a sua capacidade de inovação e os seus recursos. Assim promove-se um debate académico com intuito de reconhecer aos habitantes desta urbanização desigual o protagonismo no processo de transformação e construção de outras possibilidades de cidades, mais justas e democráticas.

Oradores:
Professora Daniele Regina Pontes (Universidade Federal do Paraná - Brasil)

Professor José Ricardo Vargas de Faria (Universidade Federal do Paraná - Brasil)

Professor José Luís Crespo (Faculdade de Arquitetura Universidade de Lisboa)

Debatedora:
Professora Isabel Raposo (Faculdade de Arquitetura Universidade de Lisboa)

LINK para acompanhamento online

19 fevereiro 2024