Este ano letivo o trabalho do
4º ano do Miarq_INT&REAB teve como objeto de estudo o Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Numa perspetiva de aprender/conhecendo foi produzido um levantamento parcelar e monográfico sobre os elementos arquitetónicos mais relevantes do edifício do museu, mais conhecido como Escola Politécnica, que dá à rua o seu nome no centro de Lisboa.
Este edifício tem uma longa e atribulada história de construção/demolição/acrescento e mudança de uso desde o Noviciado da Cotovia, Colégio dos Nobres, Escola Politécnica e agora Museu. O desafio, após o levantamento e desenvolvimento de uma teoria de valor patrimonial, foi estudar uma reabilitação introduzindo duas possibilidades de programa: a continuidade como Museu da História Natural e da Ciência e a possibilidade de se converter numa Faculdade de Arquitetura.
Na impossibilidade de se efetuar neste momento uma exposição de trabalhos no edifício referido, objetivo inicial, a direção do MUHNAC solicitou uma apresentação online sucinta que sintetizasse os resultados do ano académico.
Convidamos a comunidade académica a juntar-se a esta apresentação.