fbpx

Escolha o seu idioma

A FA.ULisboa comunica, com extremo pesar, o falecimento, do Senhor Professor Designer Eduardo Afonso Dias, Professor Emérito da FA.ULisboa

A FA.ULisboa comunica, com extremo pesar, o falecimento, do Senhor Professor Designer Eduardo Afonso Dias, Professor Emérito da FA.ULisboa

Eduardo Afonso Dias (1938-2022).

Faleceu aos 84 anos o “Mestre” Afonso Dias.
Professor Emérito da Faculdade de Arquitetura, com quem iniciou a sua colaboração em 1994, como docente do Curso de Arquitetura do Design.

A sua personalidade marcou gerações de alunos, docentes e não-docentes da nossa Escola.

Trabalhou com Sena da Silva, Frederico George, Conceição e Silva, e Daciano da Costa, entre muitos outros nomes incontornáveis da cultura portuguesa e do design.

Contribuiu de modo indelével para o design português através de parcerias com mais de 60 empresas que, com o seu génio e saber, conseguiu revitalizar nos anos 70, propondo novos conceitos e produtos, e incentivando exportações para vários países, entre os quais os Estados Unidos da América. Foi o primeiro designer português a trabalhar com a empresa sueca IKEA, ainda nos anos 60.

Participou em várias exposições individuais e coletivas desde 1972, ano em que participou na 1ª Exposição de Design Português, na Sociedade Nacional de Belas Artes. A sua última exposição individual teve lugar em 2014, no MUDE – Museu do Design e da Moda: O Design Possível - 50 anos de Profissão. Tratou-se de uma retrospectiva da sua obra como designer, durante mais de 50 anos de profissão. Nessa ocasião, Eduardo Afonso Dias doou ao MUDE 353 conjuntos de peças de design de produto (cutelaria, recipientes, faianças, utensílios) da “Coleção Eduardo Afonso Dias”: peças icónicas, que modificaram mentalidades, hábitos e comportamentos, ao longo de gerações.

Ao longo da sua carreira recebeu vários prémios e distinções, tendo recebido em 2000 o Prémio Nacional de Design, como prémio de Carreira.

A vasta e diversa obra que nos deixa estende-se do design de interiores ao design gráfico, do design expositivo ao desenho de equipamentos e utensílios, passando pelo ensino, primeiro no IADE – Instituto de Arte e Design, em 1972, e depois na “sua” Faculdade de Arquitetura, onde para além de docente, assumiu diversos cargos em órgãos da Escola.

O “nosso” Eduardo foi uma peça fundamental não só para a consolidação da formação de muitos jovens em Design de Produto, como para a criação em Portugal do 1º Mestrado em Design (2001) e do 1º Doutoramento em Design (2006), tendo lecionado em ambos até à sua jubilação aos 73 anos.

Apesar das muitas recordações e marcas que deixa em todos os que privilegiadamente conviveram com ele, vai ficar a faltar-nos o seu ar trocista e o seu humor contagiante, assim como as conversas intermináveis e, sobretudo para muitos, os longos almoços de partilha e cavaqueira com um Amigo que esteve sempre presente.

 

Autoria: Professor Catedrático Fernando Moreira da Silva

 

Date

11 março 2022

Tags

Menções, Notícias

Search