O documentário sobre o Projeto MUSAE, que conta com a participação da Professora Rita Almendra, é semifinalista no Palermo International Film Festival 2024.
O MUSAE é um projeto inovador, desenvolvido durante a pandemia, que procura relacionar as indústrias da área do espetáculo, da produção multimédia e industrias da área dos produtos, no caso específico da iluminação.
Tem como objetivo refletir e reformular metodologias de divulgação que, utilizando as redes sociais como amplificador e mensageiro de cultura, pudessem chegar ao público, favorecendo seja o mundo do produto como aquele do espetáculo.
Um dos grandes desafios do MUSAE foi de fortalecer a componente da sociedade, já que esta permitiria levar a Investigação e os seus atores (empresas, pessoas e lugares) a um palco, onde o público não é apenas e só aquele da academia, mas também aquele mais abrangente.
Neste sentido o projeto optou por, além das comunicações científicas (o que já aconteceu em revistas e livros do âmbito), materializar duas ações: um documentário, divulgado no Youtube e um livro publicado pela editora BytheBook.
A equipa é constituída por membros do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da FA.ULisboa, nomeadamente a Professora Rita Almendra, Coordenadora do Núcleo de Design e Professora Catedrática da Faculdade.
O documentário, que capturou este trabalho, foi produzido conjuntamente com Flávio Cruz, jovem realizador pluri-premiado, já autor de documentários sobre o território de Viana do Castelo e as suas tradições.
O MUSAE tem sido bastante reconhecido internacionalmente. No ano passado, um dos candeeiros desenhados no âmbito deste projeto foi galardoado no Concurso Muse Design Award.
Agora, chega a seleção do documentário como semifinalista do Concurso Palermo Internacional Film Festival, um festival de Cinema que decorre na Sicília e que está aberto a cineastas internacionais seja para longa-metragens como para curta-metragens.
A organização do festival comunicará os finalistas do concurso no dia 12 de dezembro.
O vídeo completo pode ser consultado AQUI.