A Câmara Municipal de Almada inaugurou no passado dia 24 de junho o Centro de Informação Urbana de Almada (CIUA), sediado no Museu de Almada – Casa da Cidade, na Cova da Piedade, espaço que se pretende de acesso a informação urbana dirigida a estudantes, investigadores e a todos os interessados no território de Almada, assumindo-se como uma plataforma de estudo e trabalho, visando promover a articulação entre a academia, as escolas e os organismos públicos, e aprofundar o conhecimento sobre o concelho nas suas múltiplas dimensões.
Pretendendo-se que este seja o fórum privilegiado para acolher o debate cívico, o pensamento crítico e a literacia urbana, as sessões públicas mensais pretendem promover o debate cívico, o pensamento crítico e a literacia urbana, envolvendo cidadãos, especialistas e agentes do território em torno de temas relevantes para o presente e futuro do território almadense.
2ª Sessão - 10 de julho | 19h00 - Participar é transformar: gestão coletiva e colaborativa do território
Oradores: Prof. João Seixas (Pró-Reitor FCSH/UNL) e Dr. António Brito Guterres (assistente social pós-graduado em Estudos Urbanos, doutorando na mesma e investigador no DINÂMIA'CET-ISCTE)
Inscrições através do e-mail
3ª Sessão - 11 de setembro | 19h00 - A cidade inventou a agricultura
4ª Sessão - 9 de outubro | 19h00 - À tona de água: desafios e estratégias para as alterações climáticas
5ª Sessão - 6 de novembro | 19h00 - Os nomes das ruas da minha terra: o que é a toponímia?
6ª Sessão - 4 de dezembro | 19h00 - Pensar e gerir o território