fbpx

Escolha o seu idioma

Maria Matos Silva, Investigadora da FA.ULisboa, comenta Depressão “Cláudia” na CNN Portugal

Maria Matos Silva, Investigadora da FA.ULisboa, comenta Depressão “Cláudia” na CNN Portugal

Maria Matos Silva, investigadora do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FA.ULisboa), foi convidada pela CNN Portugal para comentar os impactos da Depressão “Cláudia”, que nos últimos dias tem afetado diversas regiões do país com fortes precipitações e inundações.

Na sua intervenção, a investigadora destacou três pontos essenciais para compreender a dimensão do problema e a necessidade de uma abordagem estruturada ao risco:

  1. A catástrofe não é imprevisível — segundo Maria Matos Silva, estes fenómenos não devem ser encarados como acontecimentos surpreendentes, uma vez que “as águas reclamam o seu espaço antrópico”.
  2. A escala da solução que passa pelos sistemas de drenagem,
  3. A necessidade de um plano de água como estratégia territorial

Date

14 novembro 2025

Tags

Menções, Notícias

Search