No próximo dia 3 de dezembro, às 14h00, realiza-se a 1.ª edição do “À Conversa com…”, um evento que vai reunir quatro antigos alunos da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.
O encontro tem como objetivo partilhar percursos e experiências profissionais após a conclusão da formação académica, oferecendo aos atuais estudantes uma oportunidade de inspiração, orientação e contacto direto com alumni já inseridos no mercado de trabalho.
Sobre os convidados:
Inês Ferro:
Licenciada e Mestre em Design de Moda pela FA.ULisboa. A sua formação académica foi complementada com uma experiência de estágio em Inglaterra. Após regressar a Portugal, continuou a sua carreira em Design de Moda, trabalhando na indústria e, posteriormente, criando a sua própria marca de Beachwear.
Mais tarde, descobriu o mundo do audiovisual, área pela qual ficou encantada. O seu primeiro trabalho em guarda-roupa para ficção foi na série Solteira e Boa Rapariga, de Vicente Alves do Ó (produzida em 2017). Desde então, Inês tem vindo a consolidar o seu percurso no cinema e televisão, trabalhando atualmente de forma exclusiva em guarda-roupa (cinema, televisão e publicidade).
Esteve envolvida em projetos de destaque como Justa, de Teresa Villaverde, e Pai Nosso, de José Filipe Costa. Recentemente, assinou como figurinista cinco dos últimos telefilmes do projeto Antologia 27, inspirados em histórias da literatura nacional.
Luís Sanchez:
Licenciado em Design de Moda pela FA.ULisboa. É co-fundador e diretor criativo da marca Storytailors desde 2001. A partir de 2003, apresenta o seu trabalho na semana de moda portuguesa, nas organizações ModaLisboa e Portugal Fashion e em Paris na semana de haute couture. Atualmente continua a dirigir a Storytailors e colabora em muitas outras áreas criativas. No seu percurso profissional desenvolveu figurinos para os Teatros Nacionais, criou guarda-roupa para diversos artistas e participou em várias exposições. Conta com peças expostas no Palais Galliera – Musée de la Mode de la Ville de Paris, no Museu do Design e da Moda, no Museu WOW, na Casa do Design e no The Metropolitan Museum of Art. Na área académica ministrou diversas formações, lecionando também nas escolas particulares, Lisbon School of Design e World Academy como professor de Design de Moda, Draping, Modelagem e Pesquisa e Criação. Desde 2021 leciona na Universidade Lusófona no novo curso de Design e Produção de Moda.
Nuno Velez:
Licenciado em Design de Moda pela FA.ULisboa. A sua formação académica foi complementada com uma experiência no Atelier Alves & Gonçalves onde exerceu funções de assistente até outubro de 2013. Paralelamente a este percurso profissional, desenvolve outros trabalhos dentro da área como: restauro de peças da coleção de Moda de Francisco Capelo, doada ao MUDE e figurinos para teatro como a peça “As Malditas” no Teatro Tivoli em Lisboa e para óperas como “Carmen” de Bizet, “Nabucco” de Verdi e “O Barbeiro de Sevilha” de Rossini, produzidas e encenadas pela Orquestra do Norte. Em 2011, teve a oportunidade de colaborar no atelier do criador espanhol Lorenzo Caprile. Como um complemento aos seus conhecimentos e experiência na moda, frequentou o curso “How to create your own Fashion Business” na emblemática Central Saint Martins College of Arts and Design em Londres. Na sua estadia de seis anos em São Paulo, apresentou a sua colecção de noivas Nuno Velez Atelier & Brides no evento Bride Style, no Instituto Tomie Ohtake e em 2018 deu início à parceria Nuno Velez para Alexandrine da Maison Alexandrine. De volta a Portugal em 2019, criou o festival de música erudita Sons com História em Castelo de Vide que já vai para a sua terceira edição. No mesmo ano teve a oportunidade de colaborar com a Carla Soveral no guarda-roupa da ópera “La Forza del Destino” de Verdi, no Teatro Nacional de São Carlos. Em 2020 abriu o seu novo atelier em Lisboa e em 2021, como mais-valia para o seu trabalho, fez o workshop de técnicas de “couture” no Museu Balenciaga em Getária, Espanha. É um couturier que transforma histórias pessoais em vestidos de sob medida, pensados ao detalhe do primeiro traço ao último ponto à mão. Silhuetas elegantes, corte preciso e tecidos de excelência dão origem a peças intemporais, feitas exclusivas para quem quer sentir-se única.
Nuno Abrantes:
Licenciado em Design de Moda pela FA.ULisboa. É especializado em bridal de autor, reconhecido por uma estética contemporânea e sofisticada, sustentada por um profundo respeito pelo gesto artesanal e pela tradição.
Formado em História de Arte e Design de Moda, iniciou o seu percurso em alfaiataria, trabalhando em ateliers e empresas onde desenvolveu competências em modelação, draping, alfaiataria, acabamentos manuais e construção de peças por medida.
Antes de criar a sua marca, passou cinco anos ligado diretamente à criação de peças de alta costura feminina para eventos internacionais como o Festival de Cannes, Oscars, Golden Globes, Festival de Veneza e Monte Carlo Film Festival. Esta experiência reforçou o seu olhar para a proporção, a textura e a emoção. Elementos que hoje definem a sua assinatura.
Atualmente, dedica-se à criação de vestidos de noiva num registo intimista e artístico, onde a pureza das linhas, a qualidade dos materiais e a experiência personalizada são centrais. O seu trabalho procura transmitir sensibilidade, autenticidade e calma, valores que se tornaram importantes no seu percurso.
Organização: Professoras Cristina Carvalho e Carla Pereira