O documentário sobre o Projeto MUSAE, que conta com a participação dos Professores Rita Almendra, Fernando Moreira da Silva e João Pedro Costa, é semifinalista no Tokyo Shortfest 2025.
O MUSAE é um projeto inovador, desenvolvido durante a pandemia, que procura relacionar as indústrias da área do espetáculo, da produção multimédia e industrias da área dos produtos, no caso específico da iluminação.
Em novembro, já tinha sido selecionado como semifinalista no Palermo International Film Festival 2024, e agora é mais uma vez destacado para o Tokyo Shortfest 2025.
Este é um festival internacional dedicado a exibir e promover curtas-metragens criativas de todo o mundo. Na secção Internacional, o foco deste festival está nos filmes que abordam questões atuais como a inovação, fornecendo uma alternativa cultural ao cinema convencional. O principal objetivo do festival é apresentar e promover estes filmes, oferecendo críticas que possam apoiar os realizadores nas suas carreiras.
O documentário, que faz parte de um projeto-embrião do CIAUD (FA.ULisboa) entretanto já terminado, foi coordenado pela equipa de investigadores Liliana Soares, Ermanno Aparo e Rita Almendra e, ainda, pelo realizador Flávio Cruz da Ponto de Vista, Produções Audiovisuais (Viana do Castelo).
Os vencedores serão divulgados no final de abril de 2025.
O vídeo completo pode ser consultado AQUI.